História do pré-cinema
Blog criado para a matéria Comunicação e Informação – Desenho Industrial (UFES 2009/2)

Pré-história à Idade Média

 No tempo das cavernas

 Desde a pré história o homem se interessou em captar e registrar o movimento, uma prova disso são as pinturas encontradas nas paredes das cavernas, as pinturas rumpestres.

javali com cerca de 8 patas00

Javali com cerca de 8 patas.

 No ultimo período da idade da pedra, foi descoberta em 1878, a caverna de Altamira na Espanha, nela encontraram uma imagem de javali com oito patas, pintadas de tal maneira que ao passar uma tocha, criava a ilusão do movimento, e não somente de um desenho estampado.

A busca do movimento na arte egípcia

 Uma espécie de animação foi encontrada somente em 1970 na cidade Burnt no Irã, esta animação tem cerca de 5200 anos. É um vaso com cinco imagens pintadas, e ao girar o vaso forma-se uma animação que mostra uma cabra pulando para arrancar folhas de uma árvore.

sequencia da animacao no vaso

Sequência de animação no vaso.

Foi achada em uma parede de uma caverna no Egito uma espécie de “história em quadrinhos”, datada de 2000 a.C. Ela era constituída por imagens de lutadores em painéis sucessivos, que retratava as ações dos dois lutadores em várias posições que permitiam imaginar um exemplo de movimento, ou até mesmo um demonstrativo de golpes que se usava na luta.

lutadores egipcios

Lutadores egípcios.

No império do faraó Ramsés II, em 1600 a.C. , foram executadas uma série de pinturas nas colunas exteriores do templo, estas imagens vistas pelos viajantes q passavam a cavalo, davam certa sensação de movimento. Neste baixo relevo egípcio, também encontramos a preocupação de reproduzir o movimento de vários animais.

templo de ramses II

Templo de Ramses II

 

A lenda de Teseu e Minotauro

 São inúmeras as provas arqueológicas de que o homem jamais deixou de interessar-se pela fixação gráfica do movimento. Nas escavações realizadas no palácio de korsos, capital de Creta Antiga que floresceu no século XXI a.C., encontra uma interessante peça de cerâmica. Quase numa história em quadrinhos conta a façanha de Teseu que desafiou e matou Minotauro, um monstro metade homem metade touro. Logo depois, pode escapar do labirinto servindo-se de um novelo de fio que lhe fora dado por sua amada Ariadne.

teseu e minotauro

A história da Coluna Trajana

 coluna de trajano

A Coluna Trajana foi mandada construir pelo senado Romano no ano 113 d.C., para servir de túmulo ao imperador Trajano e comemorar suas vitórias contra Decébalo, rei dos dárcios. Provavelmente projetada por Apolodoro de Damasco, o construtor do fórum Trajano, é de estilo Dórico e tem 35 metros de altura. É a mais antiga história em quadrinhos que se conhece. Contada através de uma tira contínua que dá 23 voltas na coluna, percorrendo um total de 220 metros de comprimento. Em alto relevo, estão narrados os feitos do imperador, tem aproximadamente 2500 figuras de homens e também um grande número de cavalos, armas, insígnias, instrumentos de guerra, etc.

coluna de trajano_detalhe

Detalhes da Coluna de Trajano

A invenção do rolo

 Desde a antiguidade, desenvolveu-se a prática de enrolar manuscritos em um ou dois cilindros a fim de facilitar a leitura. Assim ocorreu com todos os livros, códigos e textos religiosos das civilizações que registraram suas idéias em papiro ou pergaminho. Um exemplo está no velho manuscrito do Pentateuco, os cinco primeiros livros da bíblia. Conservado na sinagoga de Knesset nos arredores de Jerusalém.rolo

Muito mais recente e mesmo posterior à invenção da imprensa, é esse exemplar da Torah, o livro das leis de Moisés, datado do século XIX, e propriedade de um colecionador de Buenos Aires. A idéia do rolo encontraria aplicação prática em vários precursores do cinema e evidentemente no próprio cinema.

 

 

O tapete da rainha Matilde

tapete matilde

Tapete da rainha Matilde

 O tapete da rainha Matilde é uma das peças mais famosas da tapeçaria francesa, e se encontra no museu da catedral de Baieh. O tapete tem 70 metros de comprimento por meio de largura. Com o total de 530 figuras conta a invasão da Inglaterra pelos Nonandos, culminando na batalha de Harshness em 1066 d.C., que deu a vitória aos invasores, consagrando Guilherme e Matilde os reis da Inglaterra. A rainha que o inspirou, morreria em 1083 e o tapete foi executado por artistas saxões entre 1088 e 1092.

 
 

tapete matilde_detalhe

Tapete em detalhe

 

 

Pinturas 

leonardo da vinci_ homem vitruve

Homem Vitruviano

Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. Examinando o desenho, pode ser notado que a combinação das posições dos braços e pernas formam quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio que na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.

 

A história do cacique Touro Sentado

touro sentado-retrato

Touro Sentado

Os principais fatos do cacique Touro Sentado são registrados numa pintura em lona feita pelo próprio cacique. Ele é um dos indígenas norte americanos mais falsificados pelos filmes de faroeste. Este documento foi doado pelo cacique a um dos seus raros amigos brancos, um médico do exército dos Estados Unidos. Cheia de movimento esta auto biografia pode ser considerada uma precursora dos próprios filmes de faroeste. 

pintura de touro sentado

Nenhuma resposta to “Pré-história à Idade Média”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: