História do pré-cinema
Blog criado para a matéria Comunicação e Informação – Desenho Industrial (UFES 2009/2)

Sombras chinesas

 Definição

Forma tradicional de teatro de bonecos praticado no oriente, principalmente na Índia, Java, Bali e Malásia. Consiste na manipulação de um boneco de varas, entre uma luz e uma tela, o que faz com que o espectador, sentado diante da tela, veja apenas a sombra do boneco.

Origem

A tradição oral faz saber que no século II a.C., o imperador chinês Wu-Ti somente sentiu-se consolado com a morte da esposa após contemplar sua sombra projectada em uma tela de linho. Era o chamado jogo de sombras chinesas, que foi difundido em Java e na Índia. Podemos dizer que é um dos precursores do cinema.
Talvez os verdadeiros inventores desta manifestação artística tenham sido os homens primitivos, aqueles mesmos que moravam nas cavernas e se utilizavam do fogo. Para fazer as sombras, ficavam entre a fogueira e a parede, e assim conseguiam reproduzir enormes figuras.

Diz-se que na China, os bonecos animados começaram há dois mil anos.  Algumas autoridades neste assunto dizem que as sombras foram o primeiro tipo de boneco utilizado para teatro, há cerca de mil anos.
As Sombras Chinesas são figuras recortadas tradicionalmente em couro e actualmente mais usadas em cartão liso ou acetato. Não são difíceis de fazer nem de manipular e mesmo que sejam construídas sem grande rigor parecem sempre surpreendentemente delicadas quando vistas em sombra.

As figuras recortadas são presas por arames e encostadas a um “ecran ” translúcido no qual incide uma luz. O movimento dos bonecos é feito por arames ou fios e pode ser visto pelo público do outro lado do “ecran”.
As “Sombras Chinesas” são manipuladas por baixo e por trás, normalmente por uma vara e por vezes por meio de fios.  É mais comum o uso de uma vara principal para segurar e mexer a figura, podendo depois serem utilizadas varetas e fios extra para os movimentos dos membros e da cabeça. As figuras são convencionalmente apresentadas umas em perfil, outras de frente e podem ser decoradas recortando pequenos buracos.
A cor pode ser introduzida cobrindo os buracos com acetato ou papel celofane coloridos.

O Teatro de Sombras é de uma grande beleza e embora seja um dos Teatros de Bonecos menos divulgado, é extremamente apreciado, tendo sempre grande número de espectadores.

Caminhos ate nossos dias.

Hoje podemos encontrar performances de até uma hora. O artista que executa este trabalho é denominado de “Dalang”. Estes eventos tinham esta duração devido ao volume dos Livros Sagrados “Ramayana eMahabarata”, que trazem ensinamentos narrando aventuras de Deuses, Príncipes e Bravos Guerreiros, sendo necessário certo conhecimento da cultura oriental para uma devida interpretação. Por exemplo: quando Uma criança nascia em mn dia nefasto, um ritual a libertava de algum mal que pudesse lhe afligir. Os personagens possuem detalhes simbólicos que determinam seus poderes e características, envolvendo chácras, numerologia e mitos.

E assim foi por muito tempo, o teatro de sombras só veio assumir um caráter não religioso no sec.XIII, quando foi levado aos países islâmicos através dos Mongóis que invadiram a China. Parte deste povo, já decadente neste período, imigrou para Síria, Turquia e Afeganistão. Foi em Bursa, cidade turca do século XIII que surgiu a forma mais popular do teatro de sombras do mundo árabe: O “Teatro de Karagöz”, com conteúdo de crítica social-política, este teatro era realizado nas feiras, à noite, normalmente com um manipulador que controlava tudo (bonecos, texto e sonoplastia).

Na América, os grupos KaragözK (Curitiba/PR) e Cachiporra (Uruguai), sendo que este último mescla com técnicas de teatro de bonecos e teatro negro. Podemos encontrar outros grupos na Espanha e na França. Existe ainda o excelente Teatro Lumbra / Pesquisa e Experimentação em Teatro de Animação de Porto Alegre, RS.

Sombras Chinesas

Exemplo de sombras chinesas

 

viewer-1 hand shadows

Exemplo de sombras chinesas

Nenhuma resposta to “Sombras chinesas”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: